Diamante Sparrow (Emblema guttata)
Distribuição – Austrália.
Distinção entre os sexos – É quase impossível estabelecer a diferença entre os sexos desta espécie sem ser na altura do cio. Os bicos das fêmeas são ligeiramente mais vermelhos durante a época de gestação que o dos machos, o destes fica cor de vinho tinto.
Características num aviário na época de gestação os diamantes Sparrow raramente se dão bem e podem torna-se extremamente agressivos em relação outros diamantes australianos. No entanto, fora de época de gestação, não causam problemas com outros diamantes quer com outras aves.
Alojamento – Ave que se adapta relativamente bem a qualquer viveiro, seja ao ar livre assim como em gaiola de criação.
Alimentação – Ave granívora. Deve-se proporcionar uma mistura de sementes de aves tropicais de pequeno porte assim como porções de milho italiano (Mistura de Gould’s) e alimentos verdes, na época de gestação estas aves devem ter ao dispor proteína animal sob a forma de papa insectívora ou pequenos vermes.
Criação - para ser mais eficaz e se pretender fazer criação destas vistosas aves, é aconselhável juntar um grupo de exemplares jovens, os casais constituir-se-ão naturalmente. Estas aves gostam de utilizar uma caixa de ninho Tipo Gould, este ninho pode ser consideravelmente maior e, frequentemente, possui uma engenhosa entrada em túnel. A postura é de quatro a sete ovos aproximadamente, e são chocados alternadamente por ambos os progenitores. À noite, de um modo geral, estes podem ser vistos no ninho. As crias nascem ao fim de 14 dias, as crias tem necessidades de uma grande quantidade de pequenos alimentos vivos, tais como vermes, bichos da farinha ou simplesmente Papa insectívora.
Criado por:
Ricardo Pinto