Diamante Tricolor (Erythrura Trichroa)

 

Origem: Nordeste da Austrália e Indonésia

 

 

Descrição e identificação sexual: (mais ou menos fácil)

Após a muda os machos tem a cabeça coberta de um azul forte e intenso, nas fêmeas o azul é menos abrangente e o verde e mais opaco, adquirida a maturidade sexual o macho tem espigão e a fêmea não.

 

Características sociais: É uma ave sociável, e sente-se perfeitamente á vontade inclusive, no meio das de maior porte, tem enorme vivacidade e um bico sempre pronto a picar nas outras aves e no próprio criador, com o seu constante vaivém de poleiro em poleiro, não é aconselhável estar junto de outras aves mais calmas, são incapazes de estar sossegadas.

 

Alojamento: Adapta-se facilmente a um viveiro de grandes dimensões, assim como a viveiros médios num e noutro caso pode perfeitamente criar os seus filhos, em pequenas gaiolas normalmente os filhos acabam por ser criados por Bengalins.

 

Alimentação: É uma ave essencialmente granívora embora adore papa e grite, sendo a papa mais necessária durante a criação, até porque tem tendência a engordar, uns bichos da farinha são também um bom complemento alimentar.

 

Criação: É relativamente fácil, em grandes gaiolas criam os seus próprios filhos, em pequenas são normalmente os Bengalins que tem de ajudar a fazê-lo.

São resistentes, o macho canta muito, os clássicos são fáceis de conseguir e os amarelos são um pouco mais difícil.

 

Voltar

Criado por:

 

Ricardo Pinto